Variados

Onde Comer Viaja – Buenos Aires

O Carnaval 2013 em Salvador pode ter sido marcado pelas críticas ao modelo elitisa da ...

Por ondecomeremsalvador

Atualizado em 14 de fevereiro de 2013
0 minutos de leitura
Publicidade

O Carnaval 2013 em Salvador pode ter sido marcado pelas críticas ao modelo elitisa da festa, pelo novo bloco de Claudia Leitte, pela coreografia do Filhos de Jorge, pela saída de Saulo da Banda Eva ou pelo hit chiclete de Ivete Sangalo, mas para o Onde Comer, a folia foi gastronômica lá pelas terras portenhas. Durante 5 dias, visitamos a Argentina e pedimos licença para compartilhar com vocês dicas de restaurantes em Buenos Aires, inaugurando a coluna Onde Comer Viaja em grande estilo. Se você pretende viajar pra lá em breve, venha com a gente e descubra Onde Comer em Buenos Aires. Observação: meu smartphone “sumiu” no segundo dia de viagem, então ficamos praticamente sem fotos, então recorremos ao Google para ilustrar este post.

Puerto Madero Buenos Aires - Dicas de restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

Buenos Aires – Puerto Madero. (Foto: Google)

Happening (Puerto Madero)
Nossa viagem já começou com uma mudança de planos. Tínhamos feito reserva no restaurante de gastronomia experimental Vineria de Gualtério Bolívar, mas chegando lá, o restaurante simplesmente encontrava-se fechado. Pedimos, então que o taxista tocasse para o Las Lilas, parrilha famosíssima (e cara) de Puerto Madero, mas ele nos sugeriu que fôssemos ao Happening, que era mais barato e tão bom quanto ou melhor. Ficamos tão encantados com o Happening que nem chegamos a conhecer o Las Lilas depois. Pedimos o Ojo de Bife e o Bife de Chorizo (cortes individuais suuuuuuuuper macios, suculentos e bem servidos), degustados com um bom vinho tinto na varanda do restaurante à beira do rio.  As carnes lá não vêm com acompanhamentos, apenas o molho chimichuri (o melhor que já provei na vida). Caímos no erro de pedir um acompanhamento cada (purê de maçã e papas fritas), mas eram muito bem servidos. Podíamos ter pedido só a batata e dividido. Na sobremesa, destacou-se o vinho branco doce Cosecha Tardia. Chegamos a pedir um mix de sobremesas do restaurante mesmo, mas concluímos que valia mais ter ido tomar sorvete no Freddo, que fica bem ao lado. A conta ficou mais ou menos 550 pesos sem gorjeta (sendo que levamos dólar, que lá valia 7 pesos. Assim, saiu menos de R$160). Ah! Fomos muito bem atendidos.

Happening Puerto Madero - Dicas de Restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

Happening. (Foto: Guia Óleo)

Olsen (Palermo)
Dica de Felipe Almeida (blog Santa Comida), o Olsen é um restaurante de comida nórdica. Aliás, Buenos Aires tem vários restaurantes de comida internacional.  E como no segundo dia fomos ver os outlets de Palermo (Av. Aguirre), resolvemos ir logo lá para economizar o taxi. E andamos pra chegar, viu!? Andamos mesmo, uma hora ou mais. Valeu a pena. O espaço é lindo, com bastante verde. Optamos pelo menu de almoço 65 pesos (o meu, com presunto, salada Olsen e sopa de melão) e 85 pesos (o de Eden, com carne e salada). Bons. Mas o que nos ganhou mesmo foram as entradas, uma tábua de canapés deliciosos! Voltaríamos lá só por eles. A conta, com espumante, deu mais ou menos 350 pesos.

Olsen Palermo - Dicas de Restaurantes em Salvador - Onde Comer em Salvador

Olsen.

La Cabrera (Palermo)
No segundo dia, seguimos a dica da amiga Júlia Galvão e fomos ao La Cabrera. O jantar só não foi melhor porque “perdi” meu smartphone e não pude tirar fotos. Chegamos às 23h preparados para enfrentar fila na porta, pois não fizemos reserva e os porteños têm fama de jantar tarde. Felizmente, a hostess brasileira nos encaixou numa mesa na calçada reservada a clientes que se atrasaram. Lá, pedimos um Chorizo de entrada e um Bife de Chorizo Grande (havia pequeno e médio) para dividir. Exageramos, o maior pedaço dava pra 4 pessoas e ainda vinha com vários acompanhamentos em potinhos pequenos (purê de batatas, purê de abóbora, uma abobrinha gratinada, entre outras coisinhas). De sobremesa, pedimos um Sorvete de Doce de Leite, também muito bem servido com três chocolatinhos numa pedra de mármore. Dividimos e ainda sobrou. A conta deu mais ou menos a mesma coisa do Happening (uns 500 pesos), com vinho, sendo que cobraram o couvert (cesta de pães com um vinagrete excelente) sem aviso. Achamos tudo muito bom, mas gostamos mais do Happening.

La Cabrera Buenos Aires - Dicas de restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

La Cabrera (Foto: Blog No Regrets via Google – http://travel.jeffnyveen.com/a-few-days-in-buenos-aires/)

La Estancia
No terceiro dia, tivemos a sorte de conhecer um casal de Floripa, Aline e Tautíbio, que têm grande importância neste post por nos indicarem vários lugares legais, sendo o primeiro deles o La Estancia, onde almoçamos depois de visitar o bairro La Boca, o Caminito e a Feria de San Telmo. O restaurante fica num beco próximo ao Obelisco, em frente a um prédio da Igreja Universal. Na vitrine, as carnes ficam dispostas ao redor de um autêntico fogo de chão. O garçom, um senhor bastante simpático e atencioso, nos indicou um menu promocional para dois com Entrada (empanadas ótimas + queijo provolone e linguiça na chapa) + Parrilha com Costela de Frango + Vinho e Água + Sobremesa por 250 pesos. Pedimos um por casal e comemos MUITO. As carnes e os vinhos (Malbec e Cabernet) estavam ótimos e de sobremesa pedimos Sorvete de Doce de Leite e Pudim com Doce de Leite. Tudo ótimo e com ótimos preços.

La Estancia - Dicas de Restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

La Estancia. (Foto: Google)

Café Tortoni
Ainda cheios do almoço, decidimos trocar o jantar por uma ceia no tradicional Café Tortoni. Este, sim, tinha fila na porta. Esperamos menos de meia hora antes de entrarmos e descobrirmos que havia várias mesas livres lá dentro. Pedimos o sanduíche aberto de queijo e presunto com tomates, especialidade da casa, e uma salada de jamón crudo (presunto cru) com salada russa (salada de batatas com maionese). A graça e a fama do Café, na nossa opinião, se devem muito mais à história e decoração do lugar do que à comida em si. O atendimento também precisa melhorar. Em determinado momento, pedimos mais um balde de gelo para o segundo vinho e, diante do “problema”, a garçonete nos olhou cansada, suspirou e saiu. Quase pedimos desculpas. Aline tentou provar os churros, mas à meia-noite eles já não eram mais servidos. Ao final, com vinhos e pratos, o passeio custou mais ou menos 100 pesos para cada. Ah! E foi o único lugar onde os 10% vieram na conta. Mas é um passeio obrigatório para turistas de primeira viagem.

Café Tortoni - Dicas de Restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

Café Tortoni. (Foto: Buenos Aires Pontos Turísticos via Google – http://buenosairespontosturisticos.net/page17.php)

Salada Cafe Tortoni - Café Tortoni - Dicas de Restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

Salada com jamon crudo e sanduíche aberto ao fundo.

Freddo
Depois de conhecer o Café Tortoni, decidimos continuar o turismo pela sorveteria mais famosa da cidade, a Freddo. Escolhemos a de Puerto Madero por ser a mais próxima do hotel e podermos voltar andando, mas você encontra uam Freddo em cada esquina. Com licença, mas o comentário a seguir precisa ser feito em letras maiúsculas: O MELHOR SORVETE QUE JÁ TOMAMOS NA VIDA. Tínhamos ouvido que a sorveteria era superestimada, mas não podíamos discordar mais. Até provamos o da sorveteria Volta, na Recoleta, que também é muito bom e mais barato (uma bola, 9 pesos), mas não é tão bom quanto este. Embora o sabor Doce de Leite seja o mais pedido, foi o de Chocolate Suíço que nos ganhou. Encorpado e muito saboroso, parece que temos chocolate ao leite gelado derretendo na boca. Surreal! O preço que é um pouco elevado: 2 bolas custam 32 pesos. Outra sorveteria bem falada é a Persicco, mas não conseguimos visitá-la. Faltou lugar na barriga.

Freddo - Dicas de Restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

Freddo. (Foto: Facebook Freddo Brasil)


Siga La Vaca
No dia seguinte, saímos para comer outra especialidade portenha, a Milanesa. O destino inicial era o Brocolino, italiano menos turístico e muito bem indicado pelos nossos amigos de Floripa. Infelizmente, por conta do feriado, demos com a cara na porta. Depois de muito rodar buscando um restaurante bonzinho e barato, acabamos nos rendendo ao controverso Siga La Vaca. Controverso porque é um dos mais procurados da cidade, mas também o mais criticado. Fomos mesmo pelo preço: 135 pesos por pessoa com carne (que se pega numa janelinha) e buffet (básico) livres + Bebida (1L de Cerveja, Refrigerante ou Água pra cada) + Sobremesa. Esperamos uns 40 minutos na porta junto com turistas de várias partes do mundo e tiramos nossa própria conclusão: é um restaurante popular com carnes variadas e boas para o padrão Brasil.  Para o padrão Argentina, não são tão boas assim. Vale pelo preço. Ah! Para comer a Milanesa, nos indicaram o Club de La Milanesa (Pelermo).

Siga La Vaca - Dicas de Restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

Siga La Vaca. (Foto: http://capital-federal.mublet.com/siga-la-vaca-puerto-madero/557446)

Las Violetas (Av. Rivadavia – Congresso)
O café da manhã do hotel não era dos melhores, então no último dia nos demos o luxo de tomar café no Las Violetas, considerado o mais bonito da cidade graças à decoração com belíssimos vitrais. O pé direito alto também dá uma grandiosidade ao local de encher os olhos tanto quanto os doces na vitrine. A vontade era provar TUDO, mas não deu. Ficamos com um café com leite, um cappuccino, umas medialunas (tipo croissant, mas sem recheio) com queijo e presunto (o de Eden foi com presunto cru, uma delícia!), um churro (sem recheio de doce de leite, menos doce e mais crocante que os do Brasil) e um alfajor de maizena (dois biscoitos de goma recheados de doce de leite. Lindo, mas enjoadinho). Toda a refeição custou 98 pesos.

Café Las Violetas - Dicas de Restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

Las Violetas (Foto: http://airesbuenosblog.com/2012/08/10/cafe-las-violetas-muita-historia-e-pouco-turista/)

La Brigada (San Telmo)
A essa altura, já tínhamos ganho uns 2kg cada, mas o melhor ficou para o final mesmo. Este restaurante é conhecido como uma das melhores parrilhas da cidade. E com razão. Os cortes são tão macios que, para servir, o garçom corta a carne com uma colher. Pronto, não precisamos dizer mais nada. Mas vamos dizer mesmo assim: o tema da decoração é futebol, com camisas de vários times do mundo pelas paredes e pelo teto, fotos de jogadores autografadas e tudo mais. Muito legal. O preço é o mesmo dos outros lugares bons: ficou 575 pesos por casal, com vinhos e sobremesas. Mas é melhor trocar a sobremesa do restaurante por um sorvete no Freddo.

La Brigada - Dicas de Restaurantes em Buenos Aires - Onde Comer em Salvador

La Brigada. (Foto: Trip Advisor)

Adoramos Buenos Aires e indicamos a todos que desejem comer boas carnes, beber bons vinhos e tomar bons sorvetes. 🙂 Obrigado a todos que nos deram suas dicas para que nossa viagem fosse inesquecível.

Mais dicas de restaurantes em Buenos Aires:
Santa Comida: http://santacomida.blogspot.com.br/
Buenos Aires para Chicas: http://www.buenosairesparachicas.com/

Receba dicas por email

Assinando as dicas por email você concorda com nossa Políticia de Privacidade.