Ajeum da Diáspora
Quando iniciamos o blog, uma das nossas maiores preocupações era ter que abrir mão de ...
Por ondecomeremsalvador
Publicidade
Quando iniciamos o blog, uma das nossas maiores preocupações era ter que abrir mão de ir aos nossos restaurantes e lanchonetes favoritos para nos aventurar em lugares novos. Quase dois anos depois do primeiro post, não poderíamos estar mais satisfeitos com a decisão tomada. O Onde Comer em Salvador nos levou a lugares que nunca descobriríamos sozinhos. O Ajeum da Diáspora foi um deles e é com muita alegria que o apresentamos a vocês.
Quem passa pela casa 157 do Tororó numa tarde de Domingo, imagina no máximo que ali acontece uma festa só para convidados. O que pouquíssima gente sabe é que essa festa é gastronômica, riquíssima em cultura e, o melhor, aberta ao público com delícias da culinária afro-brasileira e o toque criativo de D. Angélica, chef e dona da casa.
Tivemos o prazer de participar dessa deliciosa experiência gastronômica na 12ª edição do evento, que acontece em Domingos alternados. Não tivemos problemas em chegar e estacionar na porta, onde fomos muito bem recebidos por Daza, filha de D. Angélica e RP da casa, que foi quem nos convidou para conhecer esse belo projeto. Espalhadas pela varanda e cômodos da casa, mesas cheias revelavam o sucesso do Ajeum, que faz os convidados se sentirem literalmente em casa. Não vá esperando ambiente de restaurante.
A cada edição, o Ajeum da Diáspora oferece um menu diferente com trio de Entradas e Prato Principal do dia a R$25 por pessoa. Bebidas e sobremesa são pagas à parte. Começamos a degustação com os drinks Fufu (coco, leite condensado, gengibre e Abaíra) e Dedeu (batida de tamarindo com Abaíra). Confessamos que o Dedeu venceu a rodada, embora o primeiro drink também seja super refrescante.
No dia da nossa visita, o trio de Entrada era composto pelo Abunã (massa de feijão fradinho e recheio de mariscos), o Quibebe (creme de abóbora com charque) e os Balulas (quiabos tempurados com maionese de dendê), referências ao número 12, atribuído ao orixá Xangô, ao redor de um potinho de pimenta de coco. Ficamos encantados com a apresentação do prato e mais ainda com o sabor. Eden gostou tanto dos Balulas, que pedimos uma rodada extra. Olha que lindos.
Como prato principal, fomos agraciados com o Gbígbé (bacalhau, em Yorubá), que descreveremos livremente como uma espécie de “bobó de bacalhau com camarão”. Muito bom mesmo! De sobremesa, claro, cocada. E das melhores.
Segundo Daza, o preço médio do almoço fica em torno de R$40 por pessoa, com bebidas e sobremesa.
Nos sentimos honrados pela oportunidade de conhecer um projeto tão especial e de uma riqueza cultural sem igual. Agradecemos a Daza pelo convite e a D. Angélica tanto pelo banquete quanto por abrir sua própria casa para compartilhar toda a sua criatividade com soteropolitanos e turistas.
Sem dúvidas, o Ajeum da Diáspora entra para nossa lista de lugares mais interessantes de Salvador. Indicamos fortemente. Acompanhe as datas e cardápios das próximas edições na fan page do Ajeum da Diáspora.
Endereço: Rua Amparo do Tororó, 157.
Bairro: Tororó
Telefone: Contatos: 8806-8354 / 9110-0479 / 9160-8933
Lugares: 30 (aprox.)
Horário: almoço, a partir das 13h (domingos alternados)
Fan page: http://www.facebook.com/ajeumdiaspora?fref=ts