Taiobha

janeiro 17, 2015

Todo mundo sabe que a cozinha mineira, uma das mais elogiadas do Brasil, vai muito além do pão de queijo.  O que pouca gente sabe é onde encontrar um restaurante que represente bem a tradição local, com comidas que fazem qualquer um sair de uma refeição falando “uai”. Para escrever este post, recorremos à dica de uma amiga mineiríssima, Camila Marinho, que foi quem nos indicou o Taiobha. Bom, um restaurante que tem BH até no nome não podia decepcionar.

Local: muito bom.
O Taiobha fica na Pituba, na R. Miguel Navarro y  Canizares, a mesma do bar Eu Vi e do Eddie Burger. Uma localização muito prática para ir tanto aos fins de semana quanto durante a semana. É possível estacionar na rua sem grandes problemas. Para encontrar, é fácil: procure a casa com um muro azul e uma bandeira de Minas Gerais ou do Atlético Mineiro.

Ambiente: bom.
Em termos de estrutura, o Taiobha é bem simples. As mesas ficam em uma área aberta, porém coberta. As árvores da rua dão um clima especial ao lugar. Tem mais cara de bar do que de restaurante, pra falar a verdade, mas é bem aconchegante (a não ser que esteja chovendo).

Cardápio no quadro negro do restaurante mineiro Taiobha - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Cardápio no quadro negro.

Atendimento: bom.
Aparentemente, o restaurante é familiar. A própria dona, que se apresentou como “Coração” atende às mesas com muita simpatia. Talvez por isso mesmo seja muito querida pelos clientes frequentes da casa. Por outro lado, o fato de ser um lugar pequeno com uma cozinha pequena pode fazer com que os pratos demorem um pouco e o atendimento fique meio atrapalhado se o lugar estiver cheio. Nada sério, mas é bom avisar.

Comida: muito boa.
A mesma simplicidade do ambiente se vê no cardápio de pratos tipicamente mineiros, disposto em dois quadros de giz na parede. Embora as opções não sejam muitas, você sempre vai encontrar algo bom. Em duas visitas, provamos o Tutu (que vinha com costelinha), o Torresminho e o Tropeiro Mineirão. Este último aparecia como entrada, mas como vinha com um ovo frito por cima e uns torresminhos, virou prato principal. Meu favorito, diga-se de passagem. E nem consegui comer todo! Só senti falta de sobremesas típicas.

Tropeiro Mineirão do restaurante Taiobha - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Tropeiro Mineirão.

 

Torresmo do restaurante Taiobha - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Torresmo.

Tutu do restaurante Taiobha - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Tutu.

 

Preço: muito bom.
Na época (setembro de 2014), o Tutu custava R$34 para duas pessoas. E o Tropeiro Mineirão, entrada que comi como prato, R$10. Imaginamos que desde então tenha havido algum reajuste, mas é pouco provável que esteja muito mais que isso. Eles só não levam um excelente nessa categoria porque lembro que os refrigerantes não eram tão baratos assim.

Conclusão: muito bom.
Não há dúvidas: comida mineira de responsa em Salvador é no Taiobha.  E isso quem diz não é a gente, não, é quem entende mesmo da terra. Nós só comprovamos. Simplicidade com acolhimento, sabor e preço. Aprovado.

Endereço: Av. Miguel Navarro y Canizares.
Bairro: Pituba
Lugares: 30 (aprox.)
Telefone: 71 3285-4115
Fan page: https://www.facebook.com/pages/Taiobha-Assados-Cia/376777475729401