Contemporâneos

Atualizado em 27 de janeiro de 2015
0 minutos de leitura
Publicidade

O MAM, Museu de Arte Moderna da Bahia, é uma visita obrigatória para turtistas e soteropolitanos, não apenas pela riqueza cultural, mas também pela gastronomia. No interior da construção histórica do século XVI, funciona o restaurante Solar Gastronomia, antigamente chamado de Solar Café. E é sobre ele que falaremos neste post. Vale ressaltar que eu (Gabi) gostei muito mais do que Luis, então este post vai ser sob a minha visão.

Localização: excelente.
O Solar Gastronomia fica na Av. Contorno, às margens da Baía de Todos os Santos, dentro do MAM – Museu de Arte Moderna da Bahia. Chegar, além de fácil, é uma delícia. O caminho tem uma das vistas mais bonitas da cidade. Aprecie o passeio. Fomos em um domingo e não tivemos nenhuma dificuldade de estacionar lá dentro gratuitamente.

Vista do Estacionamento do MAM - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Vista do Estacionamento do MAM.

Ambiente: muito bom.
O Solar Gastronomia do MAM é um daqueles ambientes que fazem você rezar para que a comida esteja à altura. Sabe como é? Bem rústico, com chão e paredes de pedra, móveis de madeira, flores decorando as mesas. Encantador! Só não ganha classificação excelente porque o pier está super acabado, precisando de uma reforma urgente! Pelo Instagram, o restaurante nos informou que essa obra é de responsabilidade do IPAC e já está prevista há alguns anos, mas o órgão já quebrou muitos prazos. Ouvimos o garçom comentar com outro cliente que a reforma está prevista pra Junho. Rezemos pra que dessa vez, saia. Além disso, a ventilação é natural, então se o dia estiver quente, vá com uma roupa bem fresca. Se você der sorte, será presenteado com uma brisa marítima ao longo da visita. Se não, prepare-se pra suar. Recomendamos também passar repelente antes de sair de casa, só por via das dúvidas. Fui um pouco castigada pelos mosquitinhos. Mas nada disso conseguiu tirar o charme do lugar. Saí apaixonada!

Solar Gastronomia MAM - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Solar Gastronomia MAM.

Atendimento: muito bom!
No começo do blog, tivemos uma experiência ruim no Solar Café do Rodin, na Graça. Fomos super mal atendidos. E desde então estávamos relutantes em dar uma segunda chance ao restaurante. Mas o atendimento do Solar Gastronomia do MAM foi tão bom que até decidimos tentar o da Graça novamente. Nisso, nós dois concordamos.

Comida: excelente.
O medo de a comida não atender às expectativas começou a se dissipar quando começamos a ler o menu. Pratos diferentes, criativos, com identidade. Adoramos isso! Começamos com uma taça de vinho branco do dia (confesso que não me lembro nada do rótulo, mas estava bom) e Rolinhos de Salmão de entrada. Os rolinhos estavam saborosos,embora o sabor do salmão estivesse distante, especialmente considerando os outros ingredientes: alcaparras e cream cheese. Achamos que poderia ser mais recheado. Ficamos com vontade de provar o Dona Flor: tortinhas de batata doce com camarões e perfume de dendê. Fica pra próxima. 😉

Taça de Vinho do Solar Gastronomia MAM - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Taça de Vinho.

Rolinhos de Salmão do Solar Gastronomia MAM - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Rolinhos de Salmão com cream cheese e alcaparras.

Nossas escolhas de prato principal foram: Escondidinho de Camarão com Mandioquinha (segundo o nosso garçom Luis, um dos pratos que mais sai; é individual, mas dá pra dividir entre 2 pessoas com pouca fome) e o Paraguaçu – Risoto de Abóbora Cabotiã (abóbora japonesa) com Gorgonzola. Simplesmente um dos melhores risotos que já provamos! Vai ser difícil pedir outra coisa em próximas visitas. Quando perguntei como era essa abóbora, o garçom foi lá dentro e trouxe um pedaço dela cortada no pratinho pra me mostrar. Achei isso de uma atenção e delicadeza incomuns. Parabéns!

Escondidinho de Camarão com Purê de Mandioquinha do Solar Gastronomia MAM - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Escondidinho de Camarão com Purê de Mandioquinha.

Paraguaçu Risoto de Abóbora Cabotiã com Gorgonzola do Solar Gastronomia MAM - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Paraguaçu: Risoto de Abóbora Cabotiã com Gorgonzola.

De sobremesa, pedi algo que queria provar desde a fatídica visita ao Solar do Rodin: a Torta de Doce de Leite, acompanhada de chantily e morangos frescos. Não sou a maior fã de chantily, mas confesso que esse estava bem leve, e deu um toque especial à tortinha. Não ficou nada enjoado. Mesmo assim, achamos que ficaria ainda melhor com sorvete. 😛

Torta de Doce de Leite do Solar Gastronomia MAM - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Torta de Doce de Leite com chantily e morangos.

Conta: boa.
O Solar não é caro nem barato. Chegamos à conclusão que tudo vai depender do que você peça. O Escondidinho, por exemplo, custou R$44,90. O risoto incrível, R$40. O que vale mais a pena, você que diz. A taça de vinho custou $17,90. Já a sobremesa foi R$10,90. Pra mim, Gabi, valeu cada centavo. Saí muito feliz com a experiência. Luis poderia ter pedido algo melhor pelo mesmo valor. É bom saber  que eles servem menu executivo durante a semana por R$39,90 (entrada, prato e sobremesa).

Conclusão: muito bom.
Este post foi escrito menos de 24 horas após a nossa visita. Daí vocês tiram o tamanho do meu entusiasmo. O Solar Gastronomia oferece pratos criativos e saborosos em um ambiente único à beira-mar com ótimo atendimento e preços dentro da média. Só não ganha nota final excelente por causa do calor, dos mosquitos e do pier que precisa de reforma. De toda forma, voltaremos com certeza. Se não por Luis, por mim.

Indicamos para um almoço diferente durante a semana, comemorações, passeios turísticos e jantares românticos.

Endereço: Av. Contorno, s/n, MAM.
Bairro: Comércio
Lugares: 100 (aprox.)
Telefone: 71 3329-1829
Fan page: https://www.facebook.com/solar.gastronomiacontemporanea?fref=ts

Receba dicas por email

Assinando as dicas por email você concorda com nossa Políticia de Privacidade.