Carnes

Pobre Juan

Sucesso em São Paulo, Alphaville, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro e Recife, o restaurante Pobre ...

Por ondecomeremsalvador

Atualizado em 5 de setembro de 2013
0 minutos de leitura
Publicidade

Sucesso em São Paulo, Alphaville, Campinas, Brasília, Rio de Janeiro e Recife, o restaurante Pobre Juan, ícone nos cortes nobres de carne preparados na parrilla, finalmente chegou a Salvador para fazer a alegria de quem, como a gente, é apaixonada pelos sabores portenhos. Fomos convidados para conhecer a novidade em um almoço exclusivo de apresentação à imprensa. E você vem com a gente.

Pobre Juan Salvador Parrilla Argentina - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Pobre Juan.

Boas carnes, ambiente acolhedor e hospitalidade são a marca da casa, que aqui em Salvador está localizada ao lado do Hiper Iguatemi (no antigo Baby Beef). O ambiente sofisticado e confortável traz detalhes singulares como a parrilla no centro do salão, a nova adega de vinhos e o ofurô de gelo para bebidas.

Ambiente do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Ambiente do Pobre Juan Salvador . (Foto: fan page do Pobre Juan no Facebook)

O menu, assinado pela chef executiva do Pobre Juan Priscila Oliveira em parceria com o chef local Izaqueu Novaes, traz opções de cortes nobres, pescados, acompanhamentos variados, tapas e petiscos. Entre os destaques do cardápio, estão o Wagyu Striploin; o Porterhouse (corte especial do contrafilé e filet mignon separados por osso); o Bife Ancho (corte alto da parte mais nobre do lomgo bovino, também conhecido como Rib Eye); e o Shoulder Steak (corte especial de sabor marcante e marmorizado, servido com azeite de ervas e batata Gratin). No time dos acompanhamentos, estão as Papas Soufflèe (batatas finamente laminadas em formato oval, fritas e estufadas); Arroz Biro Biro (arroz branco com linguiça, cebola, salsinha, ovos picados e batata palha) e o Palmito Pupunha Assado (preparado na brasa e regado com azeite aromatizado e alcaparras).

Tapas do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Tapas.

Nós provamos as seguintes Tapas: Croqueta de Jamón (bolinhas cremosas de bechamel com brunoise de jamón espanhol e queijo parmesano), Tostada Pobre Juan (tostadas de pão italiano com carpaccio de ojo de bife, molho de mostarda Dijon e alcaparras e lascas de queijo parmesano), Mini Empanadas (recheadas com carne e tempero portenho, queijo mozarela e ciboulette e lombo de cordeiro ao curry) e Tapas de Vegetais (finas fatias de berinjela, abobrinha e cenouras grelhadas, queijo de cabra temperado, mini pimentões espanhóis – piquillos – recheados com cogumelos paris e ricota e pasta de berinjela com toque defumado). Adoramos tudo, especialmente a Croqueta (divina!), a Tostada (de outro mundo) e as Mini Empanadas (tradicionais). Todas acompanhadas de deliciosos drinks refrescantes. Os nossos foram Clericot e Sangria.

Clericot do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Clericot.

Sangria do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Sangria.

De Entrada, fomos agraciados com Costeletas de javali grelhadas na brasa e vegetais grelhados na parrilla com redução de vinho tinto. Outra opção, mais leve, era o Palmito pupunha assado na brasa regado com azeite aromatizado e alcaparras. Para harmonizar, um fantástico Cava Spring Riesling 2009 canadense, que entrou para a minha lista de vinhos preferidos nessa vida.

Costeletas de javali e vegetais grelhados com redução de vinho tinto do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Costeletas de javali e vegetais grelhados com redução de vinho tinto.

Se a refeição já estava incrível até aqui, os pratos principais roubaram ainda mais a cena. Primeiro degustamos o Wagyu Striploin grelhado na brasa e mousseline de batata aromatizado com trufas (corte especial do contrafilé de gado Wagyu, originário de Kobe no Japão), harmonizado com o vinho Montessu I.G.T. 2008 da Sardegna. Sem dúvida, uma das melhores carnes que já comemos, se não a melhor. A outra opção era um Tortelloni de burrata: massa fresca artesanal recheada com burrata e limão siciliano ao concassè de tomate.

Wagyu Striploin do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Wagyu Striploin com musseline de batata aromatizado com trufas.

Em seguinda, o 2º Prato: Bife Pobre Juan grelhado na brasa com cogumelos salteados e cebola roxa com molho Bourbon. Também absurdamente macio e de sabor marcante. Para este prato, o vinho sugerido foi o Do Ut Des IGT 2007, da Toscana. A opção era o Fillet de Pescada Amarela, acompanhado de arroz negro e tiras de palmito pupunha com molho de alcaparras.

Bife Pobre Juan do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Bife Pobre Juan com cogumelos salteados e cebola roxa grelhada com molho Bourbon.

Ainda no clima argentino, o restaurante oferece sobremesas com o doce de leite Havanna, considerado um dos melhores do país, como a Mil Folhas de Doce de Leite Havanna, os Churros de Doce de Leite e a Panqueca de Doce de Leite com sorvete de creme. Para nós, foi apresentado um Trio de Delícias Pobre Juan com mini panqueca de doce de leite (muito boa, com um gostinho de limão na massa), mini churros e mini torta de chocolate. Sensacional. Pena que não está no cardápio. Mas já sugerimos. O vinho de sobremesa, um Burmester Tawny 20 anos de Portugal,  deixou os doces ainda mais especiais.

Trio de delícias Pobre Juan do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Trio de delícias Pobre Juan.

Churros do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Churros.

Aliás, para quem gosta de vinhos, o Pobre Juan tem uma completa carta elaborada pelo Wine Director Diego Arrebola com cerca de 200 rótulos vindos do Novo e Velho Mundo, como Argentina, Chile, Portugal, Austrália e África do Sul, associando qualidade a preços convidativos.

Até o cafezinho surpreendeu, acompanhado de um chocolatinho com a marca do Pobre Juan.

Cafezinho do Pobre Juan Salvador - Onde Comer em Salvador Blog de Gastronomia

Cafezinho.

Como vocês devem imaginar, o Pobre Juan ganhou nosso coração com sua qualidade 360°. Amamos e indicamos. Para quem está curioso com os preços, os pratos individuais custam entre R$60 e R$170. E valem muuuuuuito a pena.

Endereço: Av. ACM, ao lado do Hiper Iguatemi.
Bairro: Pituba.
Telefone:  (71) 3270-3000
Site: http://www.pobrejuan.com.br
Fanpage: https://www.facebook.com/restaurantepobrejuan

Receba dicas por email

Assinando as dicas por email você concorda com nossa Políticia de Privacidade.