Harmonizando a Ceia de Natal

dezembro 21, 2017

O Natal está chegando e é um momento ideal do ano para dividir bons vinhos com quem a gente mais gosta! Mas, para quem se preocupa com as melhores combinações entre comida e bebida, também é hora de muito cuidado nas escolhas (leia: arrancar os cabelos), afinal, a ceia de Natal é uma refeição no mínimo…eclética! =D

Peru, tender, pernil, bacalhau, camarão…um festival de proteínas diferentes!

E os molhos? Molho branco, molho de geleia de frutas…

Como se não bastasse isso…OS ACOMPANHAMENTOS: farofa, salpicão, arroz, lentilhas….sem falar no dilema de colocar ou não uvas passas! =D

Enfim… haja versatilidade na hora de harmonizar!

Se sua ceia vai ser nesta pegada, não precisa entrar em pânico. Como em qualquer reunião familiar, típica de Natal, o importante aqui é conciliar, mediar os conflitos! E o melhor? Tem vinhos para todos os gostos na hora desta missão.

FullSizeRender

Se você é um fã dos tintos….

Pense nos de corpo leve a médio, muito frutados, com pouca ou nenhuma madeira. Eles vão combinar bem tanto com a carne de porco quanto com o peru e podem segurar bem aqueles molhos de frutas vermelhas. Exemplares de Garnacha/Grenache, Merlot, alguns Pinot Noirs são boas pedidas, como o espanhol Menguante Garnacha 2015 (R$ 64 na Grand Cru), que está muito macio e repleto de sabores/aromas de frutas maduras.

IMG_8104

Agora, se você prefere os brancos…

Minha sugestão é por um vinho mais estruturado, na família dos brancos encorpados e, possivelmente, com um bom amadurecimento em madeira, afinal de contas, tanto o pernil/tender quanto o peru são carnes com mais suculência e sabor. Um branco muito levinho poderia sumir, frente a comida. Brancos barricados de Chardonnay e Viognier são a escolha clássica e, para fugir ao lugar comum, indico um rótulo israelense: o Yarden Chardonnay 2015 (R$ 89 no Almacén Pepe), muito untuoso, cheio de frutas tropicais e notas amadeiradas, como baunilha e coco.

Agora é só abastecer a adega e brindar! Saúde!

Por: Alexandre Takei (@alexandretakei_somm)