Food bloggers do Brasil contra o plágio.

setembro 5, 2012

Uma das grandes polêmicas entre os profissionais que trabalham com comunicação, sejam eles bloggers, jornalistas, publicitários ou produtores, é a prática desenfreada do plágio por alguns colegas. Para combatê-la, iniciou-se um movimento que resultou no dia de blogagem coletiva de todos os food bloggers do Brasil contra o plágio.

Plágio em blogs - Selo - Onde Comer em Salvador - Bares e Restaurantes em Salvador

Imagem cedida por Tulio Sousa, do blog Macho Gourmet.

Nós, pessoalmente, ainda não passamos por esse desconforto com o Onde Comer em Salvador, nem tampouco o fazemos. O máximo que já aconteceu foi um grande portal baiano usar uma de nossas fotos sem autorização ou créditos citados. Honestamente, não nos importamos em ter nossas críticas “reblogadas”. Mesmo porque só se copia o que se admira, né? A luta aqui é pelo reconhecimento da autoria, afinal não é porque nossas linhas são de fácil leitura que são de fácil criação.

O texto que você demora 10 minutos lendo, nós levamos algumas horas arrumando, porque além de escrever, temos o trabalho de: recolher as informações e tirar as fotos nos restaurantes, passar as fotos para o computador, selecionar quais entram no post, editá-las para ficarem mais atrativas e te deixarem com mais água na boca, fazer o upload, escolher as legendas e ainda fazer todo um trabalho de SEO, escolhendo bem as palavras que vão nos destacar na busca do onipotente Google. Ufa! Vida de blogueiro não é fácil. E olha que nem somos pagos pra isso, fazemos por gosto (e, no nosso caso, por fome também). Daí depois que a gente investe tempo e dinheiro para fazer um post bacana, vem um espertão copiá-lo sem nos dar crédito pelo bom trabalho ou deixar um mero “parabéns pelo esforço, campeões!”? Dá até vontade de chorar.

Os blogs gastronômicos não são nenhuma novidade e o número de páginas sobre o assunto é cada vez maior no mundo inteiro. Nós, inclusive, apoiamos a leitura de outros blogs com o tema e até indicamos alguns muito bons e comprometidos, como o Comer Rezando, o Gastronomia Salvador, o Santa Comida, o Macho Gourmet e tantos outros. Isso não é plágio, não somos concorrentes, somos parceiros, valorizamos os trabalhos uns dos outros e estamos juntos nessa luta.

E você, leitor, o que tem a ver com isso? Você pode ajudar avisando quando vir um de nossos textos ou fotos por aí. Deixe um comentário aqui, mande uma mensagem na nossa fanpage. É rápido, fácil e não engorda. Não vamos processar ninguém, nem te pedir para testemunhar a nosso favor. Só vamos avisar ao blogueiro “copião” que acrescente uma linhazinha de fonte. 😉

E se você também tem um blog, faça sua parte: escreva um post sobre o tema com o selo oficial da campanha.