Dona Mariquita

janeiro 14, 2013

Sabe aqueles dias em que o desejo é uma comidinha diferente, mas simples? Num desses dias, lembramos de uma dica da Amelí do blog Culpada, Confesso: o restaurante Dona Mariquita. Resolvemos, então, visitá-lo para um almoço de domingo. Não queremos estragar o final do filme, mas saímos muito satisfeitos. Acompanhe o Onde Comer em Salvador em mais essa deliciosa refeição.

Logo Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Dona Mariquita.

O atendimento: excelente.
Fomos muito bem atendidos no Dona Mariquita. Sem frescuras e com muita simpatia, nossa garçonete foi atenciosa e solícita, dando várias dicas e respondendo pacientemente a todas as nossas perguntas. A comida chegou dentro do tempo esperado, mas ressaltamos que quando chegamos a casa não estava cheia.


O local: bom.
O Dona Mariquita está localizado na Rua do Meio, no Rio Vermelho (é a rua que desemboca na praça da Cheiro de Pizza). De carro, entra-se pela praça do Suco 24 Horas. Como a rua é bem estreita, pode-se ter dificuldade para estacionar. Ainda precisamos lidar com um guardador, mas nada que prejudicasse a experiência.

Fachada Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Fachada. (Fonte: Blog Culpada, Confesso.)

O ambiente: rústico e estilizado.
O artesanato e a simplicidade regionais são as marcas do ambiente do Dona Mariquita, especialmente o externo, não climatizado, onde preferimos sentar num banquinho de madeira. O sol nos acompanhava à mesa por uma fresta no teto de palha, sem incomodar. Uma delícia. Quem preferir, pode escolher a comodidade do salão com ar-condicionado, onde há mesas com cadeiras e com sofás. Sobre as mesas, aliás, reinam o barro e a renda, juntamente com um cardápio também artesanal. Fiquei encantada.

Ambiente Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Ambiente.

Decoração Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Detalhes da Decoração.


A comida: muito boa.
Casquinha de siri, moquecas, galinha ao molho pardo e até feijoada de frutos do mar
… O Dona Mariquita mostra por que ser Nordestino é uma delícia. O menu bem variado oferece pratos da nossa culinária muito além do dendê. Antes de começar a comer, Eden pediu uma Batida de Cajá, bebida bem refrescante feita com cachaça, servida num copinho desses de dose. Pra quem quem gosta de beber, uma dica: a roska de tamarindo estava com uma cara ótima e passou por nós várias vezes, sinal de que agrada.
Abrimos mesmo a refeição com uma Passarinha frita (baço de boi) com vinagrete e farofinha. Eden adorou. Segundo ele “a baiana (de acarajé) não faz igual”.

Batida de Cajá Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Batida de Cajá.

Passarinha Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Passarinha.

Em seguida, pedimos o prato que nos levou ao restaurante no Rio Vermelho: a Carne Seca na Moranga. Dentro da moranga de tamanho médio, um purê de abóbora bem docinho e leve que combina perfeitamente com a carne seca. Maravilhoso! O prato serve duas pessoas e vem acompanhado de arroz branco. Só achamos que podia vir mais carne, mas mesmo assim gostamos muito.

Carne Seca na Moranga Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Carne Seca na Moranga.

Carne Seca na Moranga Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Carne Seca na Moranga (close).

Carne Seca na Moranga Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Carne Seca na Moranga à mesa. Pra quem ainda não conhece, estes somos nós.

O ambiente nos fez desejar uma ambrosia, mas infelizmente o doce não faz parte do cardápio. Quem quiser sobremesa, no entanto, pode pedir o sorvete de coco com goiaba em compota ou cocadas, por exemplo. Em nome da dieta, fechamos a conta aqui mesmo.

Conta Dona Mariquita - Restaurantes em Salvador - Comida Típica Nordestina - Onde Comer em Salvador

Conta.

A conta: boa.
Falando nela, a conta chegou numa graciosa sacolinha de palha com dois quebra-queixos. É ou não é um detalhe atencioso? Pela entrada, prato principal, bebidas (Batida de Cajá e duas H20) e 10%, pagamos R$53, cada, e saímos satisfeitos. Se você for pra comer moqueca, por outro lado, pode ser um pouco mais caro, pois estas custam em torno de R$ 80 e, pelo que vimos nas mesas vizinhas, servem duas pessoas.


Classificação final: muito bom.
O Dona Mariquita foi uma grata surpresa. Já tínhamos ouvido falar bem, lido sobre em blogs amigos e mesmo assim fomos surpreendidos por um bom atendimento, ambiente adorável e comida saborosa.

Indicamos para levar amigos turistas, almoços durante a semana, famílias, ir a dois ou pra você que quer conhecer melhor a culinária nordestina.

Endereço: Rua do Meio, 178.
Bairro: Rio Vermelho
Telefone: (71) 3334-6947
Lugares: 100 (aprox.)
Horário: das 12h às 17h (dom. a ter.)/ das 12h às 00h (qua. a sáb.)
Site: http://www.donamariquita.com.br/restaurante/