Confraria Al Mare

março 18, 2013

O Al Mare estreou em 2011 no Salvador Shopping conquistando fãs e uma posição privilegiada na Veja Comer & Beber 2012/13, a de Melhor cozinha de peixes e frutos do mar da cidade. E como bons vencedores não dormem no ponto, o restaurante está lançando duas novidades interessantíssimas, a Confraria Al Mare e o Chef’s Table, que a gente foi conferir a convite de Felipe Almeida (blog Santa Comida) e do chef Fabricio Lemos.

Logo Al Mare - Restaurantes em Salvador - Frutos do Mar em Salvador - Onde Comer em Salvador

Al Mare.

Há muito tempo tínhamos vontade de conhecer o Al Mare, afinal só ouvíamos boas opiniões dos amigos e conhecidos, e já à primeira vista ficamos surpresos com o ambiente: amplo, iluminado, sofisticado e com a praticidade de estar no Salvador Shopping. Aliás, durante o jantar, por vezes esquecemos que estávamos dentro de um shopping, vantagem de estar fora de uma área de passagem, no Espaço Gourmet.

Ambiente Al Mare - Restaurantes em Salvador - Frutos do Mar em Salvador - Onde Comer em Salvador

Ambiente Al Mare. (Foto: perfil do chef Fabricio Lemos)

Abrimos a noite com um couvert simples mas muito saboroso de pães e antepasti. Destaque para a manteiga com ervas e o provolone apimentado.

Couvert Al Mare - Restaurantes em Salvador - Frutos do Mar em Salvador - Onde Comer em Salvador

Couvert.

Com todos os convidados à mesa começamos a degustação da Confraria Al Mare. Segundo o flyer de divulgação, a Confraria Al Mare foi criada para reunir amantes da gastronomia em jantares especiais, com menus exclusivos preparados a cada noite (entrada, dois pratos principais e uma sobremesa) em um ambiente reservado dentro do restaurante. Quem preferir jantar mais à vontade, poderá também sentar-se à parte. Será permitido trazer seu vinho, com isenção de taxa de rolha. Bacana, né?

Pela mesa da nossa Confraria, preparada exclusivamente para food bloggers e jornalistas de Salvador, passaram: a Ostra ao molho de manjericão (com ovas de peixe), o Ceviche de Robalo (com espuma de cajá e crocante de lula), o Ricciola Mediterrâneo (com purê de azeitona preta, salsão, erva doce e emulsão de tangerina),  o Filet grelhado (com chorizo, mousseline de couve-flor, vegetais e ravióli de funghi), o  Shooter de Abacaxi (espuma e gelée de coco, abacaxi grelhado e redução de laranja com vanilla) e  a Pêra à pochê (sorbet de vinho tinto, calda de caramelo, redução de porto e crocante de amêndoas). Aprovamos a proposta e, com certeza, os pratos.

Ostra ao molho de manjericão Al Mare - Restaurantes em Salvador - Frutos do Mar em Salvador - Onde Comer em Salvador

Ostra ao molho de manjericão (com ovas de peixe).

Ceviche Al Mare - Restaurantes em Salvador - Frutos do Mar em Salvador - Onde Comer em Salvador

 Ceviche de Robalo (com espuma de cajá e crocante de lula).

Ricciola Mediterrâneo Al Mare - Restaurantes em Salvador - Frutos do Mar em Salvador - Onde Comer em Salvador - Blogs de gastronomia em Salvador

Ricciola Mediterrâneo (com purê de azeitona preta, salsão, erva doce e emulsão de tangerina).

Filet grelhado - Frutos do Mar em Salvador - Restaurantes em Salvador - Onde Comer em Salvador - Blogs de Gastronomia em Salvador

Filet grelhado (com chorizo, mousseline de couve-flor, vegetais e ravióli de funghi).

Shooter de Abacaxi - Frutos do Mar em Salvador - Restaurantes em Salvador - Onde Comer em Salvador - Blogs de Gastronomia em Salvador

Shooter de Abacaxi (espuma e gelée de coco, abacaxi grelhado e redução de laranja com vanilla).

Pêra à pochê Al Mare - Frutos do Mar em Salvador - Restaurantes em Salvador - Onde Comer em Salvador - Blogs de Gastronomia

Pêra à pochê (sorbet de vinho tinto, calda de caramelo, redução de porto e crocante de amêndoas).

É ou não é o jantar mais interessante que já postamos por aqui? Dessa forma, a Confraria é uma oportunidade para quem gosta de ser surpreendido com pratos sofisticados em um jantar harmonizado assinado por um grande e criativo chef com experiência internacional.

Mas quem, além de comer, curte se aventurar na cozinha vai gostar mais ainda da segunda novidade da noite, o projeto Chef’s Table. Uma completa experiência gourmet que permitirá conhecer de perto o funcionamento de uma cozinha profissional e o conceito por trás de um restaurante em um exclusivo tour gastronômico para pequenos grupos. Após o tour, uma nutricionista da casa ensinará sobre boas práticas com alimentos. Em seguida, o renomado chef Facricio Lemos explicará sobre o assunto do dia, fazendo demonstrações em uma das ilhas do Al Mare. Os alunos receberão apostilas com as receitas para colocar em prática o que aprenderam. A harmonização dos pratos comos vinhos será ensinada pelo sommelier do restaurante. E ao final, os convidados levarão como recordação o avental usado no curso.


O 1º Chef’s Table custará R$180,00 e acontecerá no dia 07/05/2013, das 19h30 às 22h30. As vagas são limitadas, 10 pessoas por grupo, e o tema do primeiro curso será Ceviche e Carpaccio, abordando: origem e diferenças entre ceviches, escolha de um bom pescado, como tirar o filé de um peixe, como fazer um capaccio, preparação de ingredientes (mise en place), finalização e montagem.

Al Mare - Blogueiros de Gastronomia de Salvador - Food bloggers - Onde Comer em Salvador - Blog de Gastronomia

Blogueiros de Gastronomia (food bloggers) e chef Fabrício Lemos reunidos no Al Mare.

Agradecemos o convite e a oportunidade de participar de uma experiência tão exclusiva. Saímos extremamente satisfeitos e indicamos o Al Mare para quem gosta de frutos do mar e de alta gastronomia.

Endereço: Salvador Shopping, Espaço Gourmet, 1º Piso.
Bairro: Pituba
Telefone: 71 3033.7615
Lugares: 300 (aproximadamente)
Horário: das 12h às 01h (horário de funcionamento do Shopping)*
Site: www.almaresalvador.com.br
Fanpage: http://www.facebook.com/Almaresalvador?fref=ts